sexta-feira, 4 de julho de 2008

Manta de Retalhos


Há já muito tempo que não pensava neste termo. A adolescência era a época e este nome era parte da minha semana, pois existia um programa de rádio (nos tempos da "loucura" das rádios locais) que tinha este título. Eu era, nada mais, nada menos do que o "técnico de som" desse programa (punha as músicas e abria e fechava os micros).
Nessa altura não entendia bem a razão de ser de tal expressão. Pensava que seria mais uma "aldeiisse" (coisa das aldeias) que pairava no conhecimento de todos mas como eu era jovem não fazia parte do meu.
Hoje e após cerca de 15 anos, verifico que esta expressão têm mais carácter e mais intensidade do que poderia esperar.
Acho que cada uma das vidas de cada um dos seres humanos pode ser descrita como um agrupar de pequenos retalhos que se vão cozendo e dando cor e alma ao que chamamos de vida. Umas são mais alegres, outras mais cinzentas, umas mais trabalhadas e perfeitas, outras com remendos, buracos e falhas, mas todas têm um ponto comum. SÃO UNICAS. Muito dificilmente ou até será quase impossivel dizer que uma manta é igual á outra.
Por isso relembro aqui esta expressão que cresceu tanto em dimensão como em parte dos retalhos da minha vida.

12 comentários:

FM disse...

Há mantas para todos os gostos, pena é que tantas estejam retalhadas com sangue e dor.
Que ao menos as consigam remendar a tempo, quem as tem.
Abraço.

FM disse...

Abraço.

MINO disse...

Verdades saem dessas palavras FM.

Muitos já nem pano devem ter!

Abraços e vêmo-nos em breve.

FM disse...

Até Já, então!

liamaral disse...

Apesar de retalhadas há mantas que valem a pena!
:) Bom fim de semana!

MINO disse...

Oi Liamaral,

Os retalhos podem ser retalhos mas têm sempre um pouco de proveito seja ele bom ou mau.

Temos de continuar a cozer os retalhos e a viver as cores e os tecidos da vida.

Abraços do Mino

FM disse...

Então Amigo, não se escreve nada ou... o trablaho não te deixa ter férias, ou Vice-Versa?! (risos)
Abraço.

FM disse...

Então, não se retalha mais histórias?! (risos)
Abraço.

Anónimo disse...

Só podes ser boa pessoa... és do Porto, és da minha cidade!Foste técnico de som, eu chamo-lhe técnico-operador de rádio... eu também! Só podes ser boa pessoa!! E foi uma experiência única, que adorei viver. Vou passear por aqui pelo teu quintal, aparece no meu cantinho.

Abraço,
Sónia Pessoa

Anónimo disse...

Olá Mino, que vergonha!!!!! Desculpa, isto é o que dá querer "controlar" uma infinidade de blogues, chega-se a uma altura que é uma confusão. De vez em quando passeio aqui e ali, deixo um mimo, um beijinho e depois baralho os nomes todos. Claro que quando se ganha mais afinidade com este ou aquele, quando se tornam amigos do coração já não se faz confusão. Refeita do embaraço, obrigada pela tua visita e espero que voltes. Vou linkar-te para não te perder de vista.
Beijinho, Sónia

MINO disse...

Olá Sonia!
Pois desfeito este pequeno pormenor que sejas sempre bem-vinda cá no meu pequeno e recondito espaço.
Volta sempre.

MINO.

Anónimo disse...

RETALHOS, TIRAS, PEDAÇOS.... ASSIM REUNIMOS AS PARTES DA NOSSA VIDA. cONCORDO QUE MUITAS VEZES ESTAS PASSAM PELO PROCESSO DE REMENDOS. VAMOS NOS CONSTRUINDO E NESTE PROCESSO OS NOVELOS COMEÇAM A TOMAR VOLUME. É PRECISO NÃO ESQUECER DE NOVELAR.