terça-feira, 19 de janeiro de 2010

DIREITOS E DEVERES

No caminho de regresso a casa, em mais um dos magnificos dias em tenho de trabalhar (pois que ainda não fui premiado com o Euromilhões mas deve estar quase...), escutava na rádio um pequeno debate entre três acessos cérebros que se debatiam sobre o tema "Direitos de autor".
Apesar de todos os argumentos prós e contras apresentados, o meu primeiro pensamento foi..... downloads, cópias de musicas, videos tudo aquilo que se retira deste universal mundo que é a internet. Mas depois de resfriar as minhas ideias pensei para mim.
Ouve lá, minha cabeça de atum, se tu fosses um criador de alguma coisa, gostavas que as outras pessoas se apoderassem dela (quer para o bem ou para o mal)?
NÃO.
O que eu criei é obra minha, consequentemente as pessoas que necessitarem de utilizar aquilo que eu criei apenas têm de pedir ou adquirir, pois o que é nosso tem o nosso suor estampado.
Como tal, penso que os criadores de algo devem exigir os direitos da sua originalidade. Sim, mas calma lá com os abusos económicos que fazem em redor disso. Isto de pagar para aceder a toda a e qualquer informação seja ela visual ou não deverá depender apenas dos seus autores e não dos promotores ou meios que deles se servem. Concordo que todos devemos ser pagos pelos nossos trabalhos, mas dai a utilizar este argumento para vedar o acesso a tudo... ai isso é que não.
Deixem decidir quem cria e se quer cobrar por isso, depois se quiserem colocar a criação de acesso ao público devem faze-la de forma LEAL, TRANSPARENTE, JUSTA E HONESTA (de preferência é claro)!

Abraços do MINO! (copyright) risos.................

4 comentários:

Mary disse...

"Ouve lá minha cabeça de atum" (gargalhadas)...ai que risota quando li esta frase...é a tua cara Mininho :)))))) "cabeça de atum" :)))
Bem, quanto ao tema em questão, concordo com o teu último parágrafo, acho que a decisão de disponibilizar para download gratuito deve ficar ao critério de quem cria! Mas, temos que convir que também existem preços absurdos de música, filmes, etc.
O trabalho de cada um deve ser compensado e se existe lei relativa a isso, esta deveria ser cumprida!! (contra mim falo) :(((

adorei o teu post...continua:)

beijinhos cabecinha de atum :)

MINO disse...

Sim, que isto de escrever tem que se lhe diga, não é?

Irei continuar e a tentar não errar...

Bjocas e muito Obrigado!

MINO!

FM disse...

Dá que pensar, claro que dá,... Mas...
Abraço.

Mary disse...

VOLTAAAAAAAAAAA...estás perdoado!!!!

:))))))))))

beijo enorme